AFS visita as instituições que apoia em Nova Friburgo

AFS visita as instituições que apoia em Nova Friburgo

20/11/2022

A diretoria da Filantrópica foi conhecer de perto três instituições em Nova Friburgo, região serrana do Rio, às quais vem dando assistência.


A primeira instituição, visitada por membros da diretoria da AFS, foi o Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE), fundado há mais de 90 anos. O Lar oferece cuidado a 65 idosos através de uma equipe de 60 funcionários, formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, recreadores, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais, e 25 voluntários. O presidente Urs Bucher, o vice Walter Zoss e o conselheiro Cedrico Indermühle, acompanhados da Sra. Elisabeth Castilho do Instituto Fribourg Nova Friburgo, foram recebidos pelo diretor do Laje, Sr. Roberto Helbling, que explicou o funcionamento e as demandas de assistência da casa.


O presidente da AFS, Urs Bucher, explicou que, ao avaliar os pedidos de ajuda, a Filantrópica não decide somente pelo aspecto técnico, mas também por sua disponibilidade financeira, que é limitada: “Por isso é importante que nos pedidos futuros a instituição solicitante da ajuda especifique a finalidade do recurso”.


A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo foi o segundo lar de idosos a ser visitado, mas se diferencia do primeiro por atender também pessoas com deficiência física e/ou mental. Hoje são atendidos 132 adultos por meio de uma equipe multidisciplinar que atende em dois turnos. Dirigida pela Irmã Adriana Aparecida Santos, a Casa dos Pobres também recebe o apoio do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro.


A terceira instituição avaliada pela AFS, a Casa Madre Roselle, tem como principal finalidade acolher meninas de famílias carentes, na idade de 6 a 12 anos, objetivando sua inserção social. As atividades desenvolvidas com as meninas têm como foco a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A Casa atende atualmente 45 meninas, divididas em dois grupos de faixa etária diferentes, no turno da manhã. À tarde todas elas frequentam a escola.


Instalada em um antigo sobrado, a Casa Madre Roselle é dirigida voluntariamente pela Sra. Maiby Carestiato Frossard, descendente de suíços da região e conta com 11 funcionários e alguns voluntários. A instituição vive principalmente de filantropia e das vendas de roupas e objetos usados. Portanto, o orçamento da Casa é apertado para poder desenvolver suas atividades. Com a doação da AFS feita no início de 2022, foi possível à Casa Madre Roselle adquirir, por exemplo, o móvel para a sala do atendimento odontológico.


Todos os três projetos são importantes e merecem continuar sendo apoiados pela Filantrópica.

Share by: