AFS promove Encontro Anual 2023 no Rio de Janeiro

AFS promove Encontro Anual 2023 no Rio de Janeiro
Evento reúne associados e apresenta os projetos sociais apoiados ao longo do ano

O Encontro Anual da AFS reuniu associados e convidados para apresentar os projetos sociais apoiados pela Associação, em 2023, e celebrar os acontecimentos do ano. O evento ocorreu em 29 de outubro, no salão nobre, do Iate Clube do Rio de Janeiro. “Estamos muito felizes por receber vocês aqui. A apresentação dos projetos que apoiamos e dos resultados alcançados é fundamental para que os associados conheçam o que eles têm ajudado a realizar, anunciou o presidente Urs Bucher, abrindo o evento.


Além das boas-vindas, a diretoria da AFS fez um breve resgate da história da Associação, que teve sua origem em Nova Friburgo, em 1821, como iniciativa de apoio aos imigrantes suíços, diante das dificuldades que enfrentavam nos assentamentos na região (leia mais sobre a História da AFS). O vice presidente Walter Zoss agradeceu a presença de representantes da região e famílias que descendem daqueles primeiros imigrantes do início do século XIX e falou dos novos tempos: “Hoje, a Associação desenvolve ações solidárias, em geral, e apoia projetos sociais que ajudam a minimizar problemas que causam sofrimento na sociedade”. Além de Urs Bucher e Walter Zoss, estavam presentes no encontro os demais membros da diretoria da AFS e o Cônsul Adjunto da Suíça, Stefan Dubach.


Foco na ajuda social


Apesar do principal motivo do evento ter sido o congraçamento entre associados, integrantes da comunidade suíça no Rio e outros convidados, com música ao vivo e curiosidades sobre a Suíça, a Filantrópica aproveitou a tarde-noite para mostrar seus projetos sociais. A AFS é o maior apoiador da ONG A.B.R.A.C.E Sorriso Aberto, que auxilia no tratamento de crianças especiais e carentes no Espírito Santo. “Queremos agradecer à AFS por todo apoio que temos recebido e que tem garantido que a gente continue a dar assistência a 27 crianças, que, junto de suas famílias, vivem em situações de vulnerabilidade social”, relatou Helena Alves, presidente da ABRACE, em mensagem enviada por vídeo.


De Nova Friburgo foram apresentados dois projetos. Um deles é a Casa Madre Roselli, que atua na proteção de meninas, de 6 a 12 anos de idade, no contraturno escolar, oferecendo alimentação, atendimento odontológico e atividades lúdicas. O outro projeto é o Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE), que abriga cerca de 80 idosos, carentes e necessitados de cuidados especiais, de forma a proporcionar-lhes saúde e qualidade de vida. Elisabeth de Castilho, integrante da diretoria da AFS, que vive em Nova Friburgo, foi quem apresentou os projetos: “É com muito prazer e com muita honra que venho, aqui, representar a cidade de Nova Friburgo, onde tudo começou. Esses dois projetos que apoiamos são fundamentais para que possamos cuidar dessas meninas e desses idosos, em condições de vulnerabilidade social”, Ela apresentou um vídeo com relatos de meninas apoiadas pela Casa Madre Roselli e convidou o diretor do LAJE Roberto Helbling, que falou sobre o trabalho no lar geriátrico e agradeceu publicamente o apoio da AFS, “Quando falamos de situação mais emergencial, vocês sempre tentam nos ajudar. Neste ano, só foi possível realizarmos a compra de uma máquina de lavar industrial, fundamental para o nosso trabalho, com o apoio de vocês. O nosso muito obrigado”.


A educação de crianças e adolescentes de comunidades por meio do esporte é o principal objetivo da Associação Miratus de Badminton, outra iniciativa apoiada pela Filantrópica. Sebastião de Oliveira, professor e responsável pelo projeto, emocionou a todos com seu depoimento. Sebastião apresentou dois atletas apoiados pela Miratus e agradeceu a ajuda que tem recebido da AFS: “Buscamos atrair os jovens, desde pequenos, de cerca de 6 anos de idade, para iniciar no esporte, e para que eles possam ter um norte e um futuro para suas vidas. Nossos atletas têm conquistado muitas premiações e medalhas. E vocês devem se orgulhar, pois sem o auxílio da Filantrópica voltada ao treinamento e alimentação das crianças, não seria possível levá-los para algumas competições”, agradeceu Sebastião, reforçando a posição da Miratus como uma das principais escolas do badminton nacional. Um destaque da programação foi a apresentação do projeto do livro de 200 anos da AFS pela historiadora, Gisele Sanglard, ela própria descendente de imigrantes suíços. Sanglard revelou algumas partes da publicação que deverá ser lançada em 2024, destacando os acontecimentos e imagens que marcaram a trajetória da Filantrópica. “Esses acontecimentos, naturalmente, acompanharam as mudanças que ocorreram na então Sociedade Filantrópica, desde a sua fundação até os dias de hoje”, explicou a historiadora.


Homenagens a três damas da Filantrópica


Outro momento marcante foi a homenagem prestada às três Damas da Filantrópica, rememorando as atuações das mais antigas associadas: a Sra. Judith Indermühle, associada desde 1963; a Sra. Marie Louise Rostock, ex-presidente da Associação das Senhoras Suíças, e Sra. Marie Louise Zimmermann, ex integrante de várias diretorias da AFS. “Todas vocês e suas famílias contribuíram muito – e seguem contribuindo ativamente – para as realizações da nossa Associação!”, agradeceu Urs Bucher.


Durante o jantar de comidas típicas, a cantora suíça Bárbara Klossner também conhecida na Suíça como “Miss Helvetia”, encarregou-se de entreter a plateia com seu repertório de canções suíças, francesas, entre outras consagradas em diversos países. A noite foi encerrada com um animado sorteio de brindes que premiou 55 convidados.


A realização do evento contou com apoio fundamental de algumas organizações, como a Pousada Auberge Suisse, em Nova Friburgo; a Berna, empresa especializada em alimentos suíços e alemães, como salsichas, de São Paulo; a Escola Suíça Brasileira, situada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; a padaria Filone, especializada em pães suíços, do Rio de Janeiro; além da Cooperativa Witmarsum, queijaria localizada na Colônia Witmarsum, em Palmeira, no Paraná, especializada em queijos suíços e de outras regiões da Europa. A diretoria da AFS destacou o fundamental e constante apoio do Consulado Geral da Suíça aos eventos e projetos da Associação.


Share by: