Um por todos,
todos por um

Em 31 de maio de 2021, a Associação Filantrópica Suíça completou 200 anos de existência.


Confira o curta-metragem "Um por todos, todos por um", produzido pela Fundação D.João VI em duas partes, e conheça a mais antiga sociedade de beneficência do Rio de Janeiro.

Quem somos

A Associação Filantrópica Suíça é uma organização beneficente de apoio a pessoas carentes. Sua fundação remonta à história da imigração suíça no Brasil em 1819 e à criação da colônia de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Diretoria da AFS (2021-2023): (na fila da frente, da esquerda para a direita) Louis Staedler, Lourdes Dittrich, Cecilia Bulcão, Urs Bucher (presidente), Daniel Folly e Philippe Widmer (secretário); (na fila de trás, da esq. para a direita) Cedrico Indermühle, Walter Zoss (vice-presidente), Jean Pierre Küng (tesoureiro) e Stefan Dubach (Cônsul da Suíça, que assiste às reuniões)

Membros da diretoria da Filantrópica, da Casa Suíça (Queijaria-Escola) e o Cônsul Geral da Suíça, Rudolf Wyss, participaram da cerimônia em comemoração aos 200 Anos da AFS, realizada na Casa Suíça em Nova Friburgo em junho de 2021, respeitando todas as medidas de proteção contra o coronavírus.

O que fazemos

A Associação Filantrópica Suíça, antiga Sociedade Filantrópica Suíça do Rio de Janeiro, tem finalidade exclusivamente beneficente, destinando-se a proporcionar assistência a pessoas necessitadas e a seus familiares, sem qualquer discriminação de nacionalidade, idade, credo ou cor, e a participar de projetos de ajuda social.
Leia Mais

Mensagem do Presidente

Solidariedade e liberdade são ideais que sempre nortearam a Associação Filantrópica Suíça, uma organização beneficente de apoio a pessoas necessitadas. Sociedade mais antiga de beneficência de uma colónia estrangeira no Rio de Janeiro, a Filantrópica é também a terceira instituição suíça do gênero mais antiga no mundo. Com quase dois séculos de história, orgulha-se da colaboração de membros abnegados e caridosos, entre os quais grandes comerciantes e até artistas de renome, como o tipógrafo e fotógrafo Georges Leuzinger e o diplomata e pintor Karl Wilhelm von Theremin. Hoje contamos com a contribuição dos membros e os frutos do nosso património. Associe-se e contribua para manter viva uma tradição de 200 anos de assistência e proteção à família.

- Urs Bucher
Leia Mais