Data Nacional da Suíça é celebrada com a participação da AFS em diversos eventos em julho
e agosto

Os festejos em torno da Data Nacional Suíça, celebrada oficialmente no dia 1º de agosto para comemorar o pacto federal de 1291, ato fundador da Confederação Helvética, movimentaram a agenda da AFS ao longo dos meses de julho e agosto.
No dia 8 de julho, a AFS foi uma das instituições convidadas para as celebrações organizadas pela Embaixada da Suíça em Brasília. O então Embaixador Pietro Lazzeri, destacou o fortalecimento das relações com o Brasil e se despediu publicamente do cargo, após 4 anos à frente da Embaixada.
A agenda comemorativa da AFS continuou nos dias 26 e 27 de julho, na Festa da Tradição, em Indaiatuba-SP. A Filantrópica atendeu ao convite da presidente da Colônia Helvetia, Maria Paula Bannwart, para participar do evento. A Helvetia, fundada em 1888 por imigrantes suíços da região central da Suíça, festeja há 49 anos a data nacional em grande estilo, com danças folclóricas, competição de tiro e produtos da culinária suíça.
Três dias depois, em 30 de julho, o novo cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Michael Schweizer, recebeu a diretoria da Filantrópica entre outros convidados em sua residência para um coquetel, em cumprimento à agenda de comemorações oficiais pela Data da Suíça. Anfitrião pela primeira vez no Rio, Schweizer serviu durante os últimos seis anos em São Paulo, mas confessou sentir-se à vontade na cidade maravilhosa: “Não vai demorar para me tornar um legítimo carioca”, brincou.
Na Escola Suíço-Brasileira by SIS, na Barra da Tijuca, as comemorações ocorreram na data oficial de 1º de agosto. A AFS participou do momento solene como convidada especial, com uma apresentação para os alunos. Com o tema “Tradição e Orgulho”, o presidente da Filantrópica, Walter Zoss, relatou costumes e fatos curiosos sobre a Data Nacional da Suíça. No mesmo dia, a vice-presidente da AFS Elisabeth de Castilho, prestigiou as celebrações das meninas da Casa Madre Roselli, projeto social apoiado pela Filantrópica em Nova Friburgo.
Finalmente, para fechar, com chave de ouro, a sequência de celebrações, a AFS reuniu, no dia 2 de agosto, associados, parceiros e amigos da Suíça na sede da Swissnex, no terraço da Casa da Suíça, no bairro da Glória para uma raclete com direito a vinho suíço e apfelstrudel.
O presidente Walter Zoss ressaltou a relevância da data, símbolo de união, e da Filantrópica, “que materializa os valores de união e compaixão, tão caros à nossa identidade suíça”, afirmou. Durante o evento, o associado da AFS Mike Lütolf prestou uma homenagem póstuma ao conselheiro fiscal da AFS, Dieter Althenburger, falecido dias antes.
Compareceram também como convidados especiais o cônsul-geral da Suíça no Rio, Michael Schweizer e o cônsul Jean-Daniel Glauser. O cônsul apresentou o vídeo com a mensagem da presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, dirigida aos cerca de 802 mil suíços que hoje vivem no exterior. Todos foram unânimes em elogiar mais esta iniciativa da AFS, resgatando a tradição de reunir os associados e membros da colônia suíça durante o aniversário do país, com boa comida e um visual incrível da paisagem da cidade.
Veja as fotos e clique na imagem para visualizar a legenda: